Saúde Materno Infantil: Luziânia tem cuidado de excelência para a família

Saúde Materno Infantil: Luziânia tem cuidado de excelência para a família

A Unidade de Atenção à Saúde Materno Infantil de Luziânia se tornou uma referência para a população da cidade que já sabe ter tudo para mães e seus filhos na rede pública de saúde. Segundo a coordenadora multiprofissional do Materno Infantil, Paola Amanda Lima Souto, o objetivo é prestar um serviço abrangente e concentrado em um local para facilitar o fluxo das famílias.

“As pessoas já sabem que temos médicos especialistas em vários segmentos, serviços como exames e dispensação de medicamentos que facilitam para que elas recorram a um só lugar para ter atenção à saúde”, explica.

A enfermeira Paola lembra que além dos serviços comuns como consultas e acompanhamentos para grávidas e mães há os serviços complementares, como medicamentos na farmácia central e vacinas.
Muitas mães aproveitam as agendas de consultas e outros procedimentos para colocarem em dia a caderneta de vacinação dos filhos. É o caso de Thaynara Ribeiro Alves, que sempre leva os pequenos Noah e Cecília durante a rotina no Materno Infantil.

“Além de consultar e pegar algum remédio que eles tenham que tomar a gente aproveita para atualizar as vacinas deles, porque isso é importante para a saúde dos nossos filhos e para tudo o que precisamos para eles”, comenta a mãe. O pequeno Noah nem reclamou da picada da vacina, raridade para as crianças.

A técnica de enfermagem Micaele Araújo recebe mães e seus filhos com acolhimento e cuidado para não assustar as crianças. Ela lembra que uma injeção é sempre um momento de tensão para as crianças e que com jeito descontraído é possível vencer essa barreira.

“A gente brinca, deixa eles tranquilos e faz todo uma roda de descontração para não estressar as crianças durante a vacinação. Isso é bom para todos e evita muito barulho”, brinca a profissional.

A coordenadora multiprofissional Paola Amanda lembra que nas rodas de conversas e reciclagem dos profissionais da unidade é sempre frisado que é preciso dar uma atenção humanizada para as mães e seus filhos. “Nosso compromisso é prestar um serviço de saúde sempre de acolhimento e qualidade para nossa gente”, finaliza