Profissionais do Hospital Estadual de Luziânia participam de capacitação da SES sobre Monkeypox

Profissionais do Hospital Estadual de Luziânia participam de capacitação da SES sobre Monkeypox

Profissionais do Hospital Estadual de Luziânia – Vasco do Rosário Melo (HEL) participaram de treinamento pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), na escola de saúde, sobre a Monkeypox.

Na capacitação, a vigilância em saúde estadual abordou rastreio e monitoramento dos casos, fluxo laboratorial de assistência nas unidades de saúde, bem como a transmissão e prevenção. Os casos suspeitos deverão ser notificados de forma imediata, em até 24 horas, pelos profissionais de saúde as autoridades de vigilância epidemiológica.

A Monkeypox é uma doença infecciosa aguda, que pode infectar tanto o animal quanto as pessoas. Pode ser transmitida pelo contato direto ou indireto com sangue, abraços, massagens, fluidos corporais, lesões de pele, relações sexuais, secreções respiratórias ou em objetos e tecidos (roupas e toalhas, por exemplo). A pessoa infectada apresenta febre, mialgia, fadiga, cefaléia, astenia, dor nas costas e linfadenopatia.

O paciente que começar a perceber as aparições de feridas no corpo deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Pratis