O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou sua milésima cirurgia desde que o centro cirúrgico foi ativado, em fevereiro desse ano. O vendedor Rafael Carneiro Vera, de 34 anos, foi o paciente número mil a ser submetido a uma intervenção na unidade de saúde do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal.
Rafael veio de Águas Lindas de Goiás após a vaga ter sido indicada pelo Complexo Regulador Estadual da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (CRE/SES-GO), com exames preliminares e indicação cirúrgica. A equipe do cirurgião Antônio Cosme realizou, com sucesso, a intervenção no paciente e, após boa recuperação, o liberou para retornar para sua cidade.
Segundo a gerente assistencial do HEL, Ana Carolina Garcia, a marca do milésimo paciente do centro cirúrgico é uma relevante conquista para toda a equipe médica e multiprofissional do hospital. “Temos profissionais bem preparados, com grande capacitação, e prestamos um atendimento humanizado para toda a população. Isso faz uma diferença favorável para todos os envolvidos”, frisou.
A nova ala do centro cirúrgico tem capacidade para cirurgias de média complexidade nas áreas de ortopedia, urologia, gastroenterologia, proctologia, angiologia e cirurgia vascular e cirurgia-geral, e contará com modernos equipamentos para realização dos procedimentos.
Para a abertura do centro cirúrgico do HEL, foram realizados treinamentos com a equipe técnica de radiologia sobre manuseio da escopia, técnica usada para visualizar estruturas em movimento e em tempo real. A técnica é utilizada procedimentos com cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marcapasso, entre outros.
O HEL foi inaugurado em maio de 2019 como hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19. Em dezembro de 2020, contava com 20 leitos de UTI e 31 de enfermaria e mais de 240 profissionais altamente qualificados. Entre os equipamentos, tomógrafo e aparelho de raios X digital.
Em junho de 2021, foram abertos mais 25 leitos, dos quais 10 de UTI e 25 na enfermaria, totalizando 115 leitos, mais 2 disponíveis na Sala Vermelha, que eram destinados aos pacientes com sintomas mais graves da Covid-19. Em 2022, o HEL passou a ser hospital geral, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas que moram na região.
Atualmente, a unidade está habilitado com 73 leitos, assim distribuídos: 23 leitos de cirurgia geral, 31 de clínica geral, 7 de UTI adulto, 8 de obstetrícia e 4 leitos de ortopedia.
Hélmiton Prateado (texto e fotos)/Instituto Patris