Hospital Estadual de Luziânia realiza semana de ações em alusão ao Outubro Rosa

Hospital Estadual de Luziânia realiza semana de ações em alusão ao Outubro Rosa

O Hospital Estadual de Luziânia iniciou, na segunda-feira (10/10), uma semana de ações em alusão ao Outubro Rosa, mês que conscientiza sobre o cuidado e a prevenção do câncer de mama. 

Além de palestras destinadas aos colaboradores, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino vinculada à Policlínica de Formosa está no estacionamento do HEL para a realização de mamografia e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau), até a próxima sexta-feira (14/10).

A palestra de abertura foi ministrada pelo médico José Walter e abordou a importância dos exames complementares no rastreamento de câncer de mama.

A coordenadora de enfermagem do HEL, Suéllen Balbino de Oliveira, explica que as atividades realizadas no Outubro Rosa têm o objetivo de conscientizar sobre os cuidados preventivos da saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama, sobretudo a importância da prevenção.

A profissional destaca que o Outubro Rosa é uma relevante ferramenta de prevenção e combate focada no cuidado com a saúde das mulheres, incentivando nas consultas para prevenção.

“O câncer de mama é hoje o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Mas se for diagnosticado e tratado precocemente, suas chances de cura aumentam de forma expressiva”, afirma Suéllen.

A semana de ações do Outubro Rosa no HEL conta ainda com palestra sobre questionamento de consultório em mastologia, roda de conversa sobre a superação após o câncer de mama e será encerrada com uma aula de dança.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Patris