Hospital Estadual de Luziânia promove dia da Fisioterapia em Ação

Hospital Estadual de Luziânia promove dia da Fisioterapia em Ação

Humanizar o atendimento de pacientes internados é uma das principais metas assistenciais do Hospital Estadual de Luziânia (HEL). Com o projeto Fisioterapia em Ação, a equipe da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal adotou práticas externas para desenvolvimento de trabalhos diários com os pacientes.

De acordo com a gerente assistencial do HEL, Ana Carolina Sampaio Garcia, a ação inclui exercícios de fisioterapia fora do leito, banho de sol e jogos na área verde do hospital. “Nosso time de fisioterapeutas tem uma preocupação em promover ações com foco nas atividades motoras e sensoriais durante a exposição ao sol, em busca do aumento de benefícios para nossos pacientes, o que reflete diretamente na melhora do quadro clínico, diminuição do tempo de internação e à manutenção da boa saúde mental”, disse.

Ana Carolina explica que a realização de atividade física promove vários benefícios à saúde. “A prática regular de exercícios participa de forma bastante relevante na prevenção de doenças, promove um funcionamento mais harmônico de todos os órgãos e, claro, melhora a forma e a disposição, entre muitos outros benefícios ao corpo”, afirmou.

A gestora destaca que a exposição ao sol ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a saúde óssea e a função cerebral, ameniza os sintomas de Alzheimer, melhora o sistema imunológico, aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural que promove sensação de bem-estar, e aumenta os níveis de alegria. E, ainda, a luz solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, que é importante para o bom humor.

Julianna Adornelas (texto e foto)/