Hospital de Luziânia conscientiza sobre higienização das mãos

Hospital de Luziânia conscientiza sobre higienização das mãos

Medida é a mais eficaz  para o controle de infecções.

 O Hospital Estadual de Luziânia – Vasco do Rosário Melo (HEL) promoveu uma ação de conscientização na unidade sobre a importância da higienização das mãos, na prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Iras). 

A higienização das mãos de forma adequada é uma importante forma de prevenção de infecções adquiridas na atenção à saúde, a propagação da resistência antimicrobiana e outras ameaças emergentes à saúde. As mãos dos profissionais da saúde têm papel crucial na garantia da segurança do paciente. Se não foram limpas nos momentos corretos, elas podem transmitir microrganismos infecciosos de um paciente para outro. A higienização das mãos em momentos cruciais é uma intervenção importante de saúde.

A higiene das mãos reduz a transmissão de microrganismos (inclusive os resistentes a antibióticos), aumenta a segurança do paciente e quando efetiva e oportuna, é um pilar crítico da prevenção e controle de infecções.

Cinco Momentos. 

A adequada higienização das mãos deve ocorrer em cinco momentos: antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.