HEL treina equipe de enfermagem

HEL treina equipe de enfermagem

O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou um treinamento com a equipe de enfermagem sobre medidas preventivas de broncoaspiração, terapia nutricional e atuação dos profissionais com os cuidados da sonda nasoenteral na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante o treinamento, foram abordadas as ações do enfermeiro frente à Terapia Nutricional Enteral (TNE). A importância da equipe de enfermagem no manejo da Nutrição Enteral (NE), o que engloba: promover e manter a via de acesso escolhida, instalar e administrar, em doses plenas, a dieta prescrita, determinar a forma e o controle da infusão, assim como detectar e atuar com possíveis intercorrências apresentadas pelo paciente durante esta terapêutica.

O planejamento assistencial de enfermagem deve ser individualizado. É de competência dos enfermeiros identificarem a complexidade do processo assistencial em TNE e quanto o uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), visando à qualidade do cuidado prestado ao paciente e no fortalecimento de práticas de enfermagem seguras e de qualidade.

O treinamento abordou ainda as principais ações desenvolvidas pelo profissional de enfermagem frente à TNE. O enfermeiro deve atender às legislações vigentes sobre tal prática; focar nas necessidades do paciente; observar tipo, volume, características das dietas, necessidades de nutrientes a serem infundidos; sinais, sintomas e queixas; verificar nível residual gástrico; manter a cabeceira do leito sempre levantada (de acordo com a situação clínica) e observar se há estase gástrica, diarreia, vômitos, possíveis intolerâncias a TNE e prevenção a broncoaspiração.

Fonte: Diário da manhã - https://www.dm.com.br/