O Hospital Estadual de Luziânia (HEL), unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou nesta terça-feira, 3, arte gestacional com pacientes do município, que estão com mais de 36 semanas de idade gestacional. A coordenadora da maternidade do HEL, Adrienne Câmara, revela que a atividade, conhecida como pintura na barriga, permite um momento relaxante e de contato físico e visual com o bebê que está sendo gerado.
“A arte gestacional cria um ambiente lúdico e leve, que proporciona boas lembranças. Além disso, fortalece o vínculo da mãe com o bebê, e promove uma maior proximidade com os profissionais de saúde”, afirmou.
A coordenadora explica que o encontro aconteceu por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “As gestantes vieram conhecer o local do parto e a equipe preparou este momento especial. Elas vão dar à luz em nossa unidade e nosso intuito foi realizar essa oportunidade de distração, reforçando a missão da unidade de realizar uma assistência humanizada, pois a chegada de um filho é um momento histórico na vida da mãe, frisou.
Adrienne Câmara destaca que a arte gestacional traz benefícios para a saúde mental, emocional e física das gestantes, contribuindo para a redução da ansiedade e permitindo desfechos positivos na assistência ao parto normal.
Texto e fotos: Julianna Adornelas/Instituto Patris