HEL oferece serviço de fisioterapia à beira leito

HEL oferece serviço de fisioterapia à beira leito

Focado na recuperação plena do paciente e com a missão de prestar um atendimento de excelência, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) oferece o serviço de fisioterapia à beira leito nas enfermarias e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde. A equipe atua com a reabilitação motora e respiratória dos pacientes internados.

De acordo com a coordenadora de fisioterapia, Jheniffer Flávia de Assis Gambôa, a fisioterapia motora atua na prevenção e recuperação do declínio funcional em pacientes. “A prática é uma grande aliada na recuperação clínica de pacientes internados, restaurando a perda funcional, reduzindo incapacidades e aprimorando a funcionalidade do paciente. Como alternativa de prevenção e tratamento de comorbidades associadas ao imobilismo”, revelou.

Já a fisioterapia respiratória é uma especialidade que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório. “Esse tipo de fisioterapia serve para melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o organismo. O objetivo é aumentar a capacidade ventilatória do pulmão”, disse a coordenadora.

A fisioterapeuta Juliane Queiroz Farias explica que o atendimento do profissional na enfermaria consiste em favorecer o retorno dos pacientes às suas atividades funcionais o mais rapidamente possível, sendo esta abordagem iniciada ainda na UTI, continuando e intensificando na unidade de internação.

Um dos pacientes atendidos pelo serviço de fisioterapia do HEL, Paulo César Ferreira, que está internado há 10 dias, afirma que se sente mais disposto com as sessões de fisioterapia. “Me sinto ótimo com a fisioterapia. Os exercícios que faço diariamente me trazem muitos benefícios. Sou grato e só tenho a agradecer ao tratamento”, revelou.

Dentre as intervenções estão a cinesioterapia (passiva, assistida, ativa livre e resistida), alongamento muscular, treino de sedestação e controle de tronco, treino de mobilidade para transferências no leito, ortostatismo e deambulação que também podem ser feitos ao ar livre, no jardim e com visitas à capela.

Juliane destaca que no HEL os fisioterapeutas também realizam os cuidados com a Oxigenoterapia, que é um tratamento que fornece oxigênio extra para tratar distúrbios respiratórios que apresentam dessaturação e/ou hipoxemia.

“São cuidados fundamentais para o tratamento dos pacientes internados”, afirma.

Juliane ressalta o amor pela profissão. “É preciso ter o dom, é preciso ter vocação e dedicação. A recompensa é poder presenciar momentos tão especiais e emocionantes como a evolução, recuperação e alta dos nossos pacientes”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã.