O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realiza a eleição dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(Cipa) – Gestão 2022/2023, que tem por objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Os 12 membros eleitos vão tomar posse no dia 14 de novembro Todo o processo é coordenado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.
De acordo com a Técnica em Segurança do Trabalho do HEL,Juliana Batista da Silva, a CIPA é uma ferramenta de prevenção à vida e saúde do colaborador dentro de uma instituição, pois a mesma é composta pelos próprios colaboradores, buscando diminuir ou eliminar os acidentes no ambiente de trabalho por meio da conscientização.
“Os membros da Cipa passam por um treinamento para poderem identificar os riscos conforme a Norma Regulamentadora - NR 5, com o auxílio de alguns programas de prevenção a vida e saúde como o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT e a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho- SIPAT”, afirmou.
Juliana ressalta que a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho hospitalar impacta, principalmente, na segurança do paciente, perante os benefícios atribuídos ao local de trabalho e aos riscos expostos. Portanto, é necessário que o colaborador esteja seguro, para um atendimento humanizado e de excelência.
Principais benefícios da CIPA
Observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho; - Solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los; - Debater os acidentes ocorridos; - Solicitar medidas que previnam acidentes parecidos e ainda, guiar os demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na (Semana Interna de Prevenção de Acidentes); - Melhorar a atuação do colaborador no ambiente de trabalho; - Análise de acidentes; - Cultura de segurança.