O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) comemorou nesta semana três anos de funcionamento com 886 partos. A unidade atende casos de média complexidade de especialidades médicas, com UTI adulta, além de ambulatório, pronto socorro e maternidade.
A comemoração aconteceu na unidade de saúde. Os gestores do HEL fizeram uma homenagem aos colaboradores e pacientes, reforçando a importância daqueles que formaram a base dessa estrutura apoiando o crescimento do hospital e vislumbrando a melhoria dos processos.
O diretor-geral da unidade de saúde, Sidnei Rugeri, agradeceu a todos pela dedicação e tempo empenhados para o hospital e falou das perspectivas de permanência e crescimento do HEL. A diretora técnica, Dra. Renata Meireles, agradeceu a oportunidade de estar novamente compondo o time do hospital, e fez um breve relato sobre sua primeira atuação na unidade.
A gerente assistencial do HEL, Ana Carolina Sampaio Garcia, destaca que a abertura da unidade proporcionou inúmeros benefícios para Luziânia, principalmente há três anos, quando foi reaberto como Hospital de Campanha. “Atualmente, como hospital geral, contribuímos continuamente com a população, que antes era direcionada para tratamentos de suas comorbidades, cirurgias e partos para cidades do entorno e demais hospitais do estado”, afirmou.
De acordo com Ana Carolina, com a abertura da maternidade as mulheres de Luziânia puderam, finalmente, ter filhos no município de sua residência. “Além da facilidade pelo acesso rápido dentro da própria cidade, a companhia de seus familiares também foi facilitada, promovendo um melhor acolhimento destas mães, que por vezes não recebiam nem visitas de seus familiares devido à distância”, concluiu.
O HEL
O HEL foi estadualizado em 2020 e abriu as portas para atender os pacientes acometidos com a Covid-19. Em junho de 2022, a unidade passou a atender pacientes por meio da regulação estadual como hospital geral e em agosto inaugurou o centro obstétrico e maternidade para atendimento das parturientes da cidade e região.