O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) promoveu um treinamento para os colaboradores sobre o Suporte Básico de Vida, protocolo de atendimento no qual se estabelece o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Ministrado pelo médico Daniel Carvalho dos Santos, o treinamento tem o objetivo de reduzir as mortes e incapacidades causadas pela parada cardiorrespiratória (PCR), no ambiente intra hospitalar,.
A atividade abordou com os participantes como reconhecer várias situações de emergência potencialmente fatais; como realizar reanimação cardiopulmonar (RCP) em vítima de todas as idades e manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz; a utilização do desfibrilador externo automático (DEA) e como desenvolver o trabalho de RCP em equipe.
Com aula teórica e prática, com ênfase a simulação e utilização de manequins, a atividade capacitou os profissionais do HEL para a prestação do primeiro atendimento de forma qualificada e efetiva, a fim de diminuir as mortes e incapacidades das vítimas de parada cardiorrespiratória.