O Hospital Estadual de Luziânia realizou nos dias 19 e 20 de dezembro uma ação educativa quanto às medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de covid-19, na unidade de saúde. A ação foi idealizada e conduzida pelas equipes do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras), do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)
Destinada a todos os profissionais do HEL, a capacitação abordou a Nota Técnica n° 04/2020, atualizada em 08/09/2022. A Nota reforça as medidas de prevenção e controle da Covid-19 para inibir a disseminação da doença dentro dos serviços de saúde.
A coordenadora do Sciras do HEL, Amanda Batista, explica que considerando a área de abrangência hospitalar e os serviços de saúde, as medidas de prevenção e controle de infecção precisam ser intensificadas. “Mesmo com a vacinação dos profissionais de saúde e da população em geral é importante reforçar o tema com os colaboradores para evitarmos ou reduzirmos a transmissão do vírus e a disseminação de outros microrganismos durante a assistência à saúde em todos os serviços”, disse.
Amanda destaca que a pandemia de covid-19 é uma grande e inesquecível emergência de saúde pública global. “A segurança do paciente e dos profissionais de saúde deve permanecer como prioridade, junto com a busca pela qualidade no cuidado prestado aos pacientes”, frisou a coordenadora.
Fonte: Diário da manhã