O Governo de Goiás inicia nesta semana, os serviços do Centro Cirúrgico do Hospital Estadual de Luziânia Vasco do Rosário Melo (HEL). A nova ala terá capacidade para cirurgias de média complexidade nas áreas de ortopedia, urologia, gastroenterologia, proctologia, angiologia e cirurgia vascular e cirurgia geral e contará com modernos equipamentos para realização dos procedimentos. "A regionalização da saúde avança, ofertando a assistência que a população precisa", comemora o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio.
A organização de serviços de saúde na região do Entorno do DF avança com mais essa abertura de atendimento especializado. Segundo o diretor-geral do HEL, Sidney Rugeri, o Centro Cirúrgico será dotado de condições para suprir importante lacuna em tratamentos cirúrgicos para o Entorno de Brasília e região. “Nossas equipes estão sendo capacitadas para todo o processo de internação, triagem, cirurgias e atendimento pós-cirúrgico com o máximo de humanização que a população merece”, frisa.
Para a abertura do centro cirúrgico do hospital estadual de Luziânia, foram realizados treinamentos com a equipe técnica de radiologia sobre manuseio da Escopia, que é uma técnica usada para visualizar estruturas em movimento e em tempo real, usada geralmente nas cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marcapasso, entre outros procedimentos.
As intervenções cirúrgicas serão encaminhadas pela Central de Regulação do Estado de Goiás e os casos triados já terão exames pré-cirúrgicos realizados previamente visando maior celeridade e precisão. O novo centro cirúrgico do Hospital Estadual de Luziânia se soma ao Centro Obstétrico da unidade que já realizou mais de 500 partos.
“É mais um importante serviço proporcionado pelo Governo de Goiás, em sua meta de regionalização da saúde, ao município de Luziânia e região do Entorno do Distrito Federal, que é bastante populosa e merecedora de serviços de saúde de qualidade”, disse o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio. "Essa assistência à saúde, é o resgate de um compromisso do Governo de Goiás com a população dessa região, que vai deixando a dependência de atendimento na capital federal", enfatiza a superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES, Paula dos Santos Pereira.
Reabertura
O Hospital Estadual de Luziânia foi inaugurado em maio de 2019 como hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19. Em dezembro de 2020 contava com 20 leitos de UTI e 31 de enfermaria e mais de 240 profissionais altamente qualificados. Além de tomógrafo e aparelho de raios X digital.
Em junho de 2021 foram abertos mais 25 leitos, sendo 10 de UTI e 25 na enfermaria totalizando 115 leitos, mais 02 disponíveis na Sala Vermelha que eram destinados aos pacientes com sintomas mais graves da Covid-19. Em 2022 o HEL passou a ser hospital geral beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas que moram na região.
Atualmente, o Hospital Estadual de Luziânia está habilitado com 73 leitos, sendo 23 leitos de cirurgia geral, 31 leitos de clínica geral, 7 leitos de UTI adulto, 8 leitos de obstetrícia e 4 leitos de ortopedia.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto Patris