“Filho de mãe goiana precisa nascer em Goiás”, diz secretário estadual, em Luziânia

“Filho de mãe goiana precisa nascer em Goiás”, diz secretário estadual, em Luziânia

O complexo maternidade e centro obstétrico do Hospital Estadual de Luziânia Vasco do Rosário Melo foi inaugurado nesta quarta-feira (24/08), mesmo dia em que entrou em funcionamento, para atender parturientes da cidade e região, com previsão de realizar 104 partos mensais.

O secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, esteve presente na solenidade, com o prefeito do município, Diego Sorgatto, e Vittor Galdinodo, presidente do Instituto Patris, Organização Social responsável pela gestão da unidade estadual no município do Entorno Sul do Distrito Federal.

“Filho de mãe goiana precisa nascer em Goiás. Não tem sentido uma mulher fazer todo o pré-natal aqui e nascer em outra localidade. Agora, teremos os futuros cidadãos de Luziânia nascendo em sua própria cidade”, comemora  Sandro Rodrigues, ao reforçar que o centro era uma prioridade da gestão. “Implantar uma maternidade de referência na região é uma lacuna que o governo estadual resgata com os usuários do SUS do entorno do DF."

Atenção humanizada
Foram inauguradas três salas de atendimento PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com atenção humanizada para parturientes e puérperas, além de duas salas de cirurgia para partos cesáreos e oito leitos de maternidade para acolher as mães. “Entendemos que os serviços públicos precisam ter um nível de excelência. E observando a estrutura e os equipamentos, fica evidente que a qualidade será o foco de todo o trabalho desenvolvido aqui”, ressalta Sandro.

O secretário ainda lembrou a importância das cidades para promover os serviços de saúde. “Quando falamos de saúde pública, necessariamente direcionamos o olhar para as os municípios, local onde a maioria dos serviços são prestados. Por isso, o trabalho da gestão atual é ser um parceiro das prefeituras”, frisa.

Ele ainda reforçou que o governo atual busca promover um grande sistema de saúde, para atender todos os goianos, independentemente do local de residência. “É por isso que, constantemente, realizo visitas aos municípios, com o objetivo de entender as realidades de cada região do Estado. Só em Luziânia, já estive em quatro oportunidades”, citou.

Reformas e adequações
O Hospital Estadual de Luziânia foi estadualizado em 2020 e realizou atendimentos a pacientes com Covid-19. Para se tornar um hospital geral, com centro obstétrico de referência e maternidade, para Luziânia e região, a unidade passou por reformas estruturais e adequações. A direção também promoveu capacitação e treinamento para as equipes, formadas por obstetras, pediatras, anestesistas, entre outras especialidades, preparadas para atender 24 horas, todos os dias da semana. 

Thiago Lagares (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial